Pular para o conteúdo principal

Pesquisa revela os motivos que deixam os líderes de vendas angustiados




O dia a dia de quem lidera uma equipe de vendas não se resume a dar ordens a seus liderados e simplesmente observar o trabalho dos vendedores. A rotina desses profissionais é pesada e, muitas vezes, angustiante. Foi o que revelaram os mais de 200 participantes da pesquisa que a VendaMais realizou recentemente sobre a rotina dos líderes de vendas.
Ver as vendas em queda, perder clientes, ser cobrado pelos superiores e não conseguir se relacionar bem com a equipe foram algumas das angústias destacadas por nossos entrevistados. 
Somadas, essas angústias (que logo se transformam em estresse e ansiedade) prejudicam não apenas a carreira dos próprios líderes e o desempenho de suas equipes de vendas, mas também a vida pessoal dos gestores, que muitas vezes levam para casa os problemas do escritório.
Você também sofre com problemas como esses? Está na hora de mudar isso!

Erros que cometidos por líderes angustiados

Sobrecarregados com tantos desafios, esses líderes cometem uma série de erros:
  • Deixam o planejamento de lado, preocupando-se apenas em executar, não em pensar estrategicamente no que precisam fazer.
  • Descuidam da própria alimentação e do peso (prejudicando a saúde!).
  • Não dormem como (nem quanto) deveriam.
  • Abandonam os exercícios físicos.
  • Param de se preocupar em manter-se atualizados (e em buscar o crescimento pessoal e profissional diariamente).
  • Vivem com a balança da vida pessoal e profissional desiquilibrada.
  • Não cuidam da equipe como deveriam.
  • Têm uma sensação permanente de ansiedade e não conseguem relaxar, desligar, desconectar.
Uma conta que, definitivamente, não fecha.
Mas por que isso acontece? Por que tantos líderes sofrem com problemas que, teoricamente, deveriam ser naturais e contornáveis na rotina dos profissionais que ocupam cargos de liderança?
Entre os vários motivos apontados na pesquisa, destacam-se a falta de preparação do líder e a falta de apoio e acompanhamento do seu trabalho.

Falta de preparação do líder

Para ser líder, um profissional precisa ter desenvolvido um conjunto de competências que são específicas para essa função. Há competências técnicas que muitas vezes são importantes para os cargos de liderança, mas que não são suficientes para que o líder conquiste bons resultados. É preciso mais! Muitas vezes, um bom vendedor é colocado pela empresa em uma posição de mando, mas como não está preparado para isso, acaba prejudicando a si mesmo, toda a equipe e também os resultados.
Não é porque o cara é um bom vendedor que necessariamente será um bom líder. Antes de ‘jogá-lo na fogueira’, é preciso avaliar seu perfil. Depois de constatar que ele tem as características necessárias para liderar uma equipe, é necessário investir no seu desenvolvimento, com o objetivo de capacitá-lo a desempenhar o novo cargo. Esse investimento é, em parte, da própria empresa – que possibilita, facilita, estimula, suporta e subsidia –, mas em parte é do próprio indivíduo – que tem que compreender essa necessidade e buscar sua própria capacitação.
Essa é a opinião de Eugênio Mussak, médico por formação, professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas e autor de diversos livros, entre os quais Liderança em foco e Pensamento estratégico para líderes de hoje e amanhã.

pesquisa líder de vendas 2 
No entanto, a promoção sem o preparo correto do profissional é cada vez mais comum. Uma prova disso é que quando questionamos aos participantes da nossa pesquisa se a organização em que trabalham tem um programa para formar líderes, 80,2% dos participantes responderam que não.
Essa estatística escancara um problema que traz consequências imediatas e também no longo prazo. Isso porque os novos líderes, não capacitados, não conquistam os resultados esperados assim que assumem o novo cargo e, muitas vezes, por demorarem a dar o retorno que seus superiores esperam, logo acabam entrando em um círculo vicioso de maus hábitos (como os que listamos anteriormente), que, em pouco tempo, pode levar à demissão (voluntária ou não), o que faz com que a rotatividade entre postos de liderança seja muito maior do que o ideal.

Falta de acompanhamento do trabalho dos líderes

Outro problema bastante comum nas empresas brasileiras é a falta de acompanhamento do trabalho dos líderes. A impressão que se tem é que quando um profissional chega a um cargo de liderança, ele não precisa mais de suporte – já que é papel dele apoiar seus subordinados (e não o contrário). Mas não é bem assim.
pesquisa líder de vendas 3

O líder desamparado muitas vezes se vê sozinho tomando decisões importantes e, sem ter com quem compartilhar suas angústias e trocar ideias, e com a obrigação de fazer as coisas acontecerem, acaba aumentando as chances de errar nas escolhas que faz (o que, novamente, dá início a um ciclo negativo que pode levar ao fracasso do profissional – além da sua infelicidade).
Em primeiro lugar, os líderes deveriam contar com a ajuda da própria equipe (de seus liderados). O líder, hoje, não é o cara que vê os outros atrás dele, mas sim aquele que tem a equipe caminhando junto com ele. Sua função é retirar da equipe o máximo de potencial, porque as soluções não precisam ser apontadas por ele, podem emergir do grupo”, explica Eugênio Mussak.
Além disso, Mussak também ressalta a importância de os líderes encontrarem pares para auxiliá-los no dia a dia. “Às vezes, o par está dentro da empresa – é um outro diretor, um outro gerente com quem o líder pode compartilhar suas angústias e ouvir as soluções que o colega encontrou quando também as enfrentou –, mas pode também estar em outros lugares, como nos encontros e fóruns de liderança que reúnem esses profissionais e promovem debates sobre temas que são comuns em várias empresas”, pontua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROCHA ETERNA FLORES ENCANTO

ROCHA ETERNA FLORES ENCANTO Rua Capitão José da Penha, São Sebastião Nova Cruz, Rn. Tel. (84) 9168 - 7796, 9187 - 8977, 9182 - 2068. PLANTAS E FLORES ARTIFICIAIS  PEÇAS EM GESSO ARRANJOS E LEMBRANCINHAS PARA ANIVERSÁRIOS E CASAMENTOS. SERVIÇOS DE XEROX, ENCADERNAÇÃO, PLASTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS, DIGITAÇÃO  E UM ESPAÇO ESPECIAL EM ARTIGOS EVANGÉLICOS ONDE TEMOS BÍBLIAS DE ESTUDOS E LINDAS BÍBLIAS INFANTIS ILUSTRADAS. CONFIRA NOSSOS PRODUTOS  AQUI

Hairstylist conta como serão os cabelos do outono/inverno 2013

Conheça as cores e cortes para o inverno     Fotos: Rodrigo Cintra/Divulgação; Rede Globo/Divulgação   Parece cedo para falar disso, mas a curiosidade e a vontade de mudar o visual são grandes, não é? Então vou comentar as novas tendências de cabelo para o inverno 2013 : a temporada virá com tons mais quentes, como cobre, mel, chocolate, vermelho e marrom acobreado. Minha aposta é de um cabelo com um fundo de coloração achocolatado marrom médio, com alguns fios de luzes para dar um tom sobre tom. Também é um bom momento para quem adora cabelos avermelhados. Repare nas belas madeixas da atriz Giovanna Antonelli (foto à. esq.). Ela está com um tom marrom de fundo com algumas luzes acobreadas. A estação pedirá uma coloração sem muitos contrastes , principalmente na raiz. Se quiser um pouco de colorido, a dica são mechas na cor mel. Elas podem vir a partir do meio e correr pa...

Isabeli Fontana desfila para fast fashion na semana de moda de Paris

A top brasileira Isabeli Fontana encheu a passarela parisiense de brilho na quarta-feira (28), na estreia da rede sueca de fast fashion H&M na semana de moda de Paris. O desfile foi um dos mais concorridos pelo público durante a Paris Prêt-à-Porter. O lugar escolhido para o desfile da rede sueca foi o emblemático Museu Rodin, onde Yves Saint Laurent costumava apresentar suas coleções e que já foi cenário para grifes como a luxuosa Christian Dior. Além de Isabeli, o desfile de H&M contou com as modelos Cara Delavigne e Arizona Muse. A brasileira posou para fotos e acenou para os convidados Foto: Reuters A coleção outono-inverno da marca se baseou em tons de preto e branco e apresentou um ar moderno e juvenil, com casacos e paletós de lã macia, vestidos festivos, além de calças e shorts combinando com botas de couro de cano alto. "Gostaria que a H&M, em vez de cercar-se de estilistas conhecidos, como faz cada ano quando lan...